in

Alteração ao Protocolo IDS passa a ser válido para acidente com feridos

Seguradoras obrigadas a aceitar a regularização de sinistro automóvel, Danos Materiais, via IDS para sinistros com feridos

Alteração ao Protocolo IDS passa a ser válido para acidente com feridos

Alteração ao Protocolo IDS passa a ser válido para acidente com feridos. Seguradoras obrigadas a aceitar a regularização de sinistro automóvel, Danos Materiais, via IDS para sinistros com feridos.

Como é do conhecimento geral, a regularização de sinistro automóvel ao abrigo do protocolo IDS – Indemnização directa ao segurado, não era possível sempre que houvessem feridos. Recentemente a (APS) – Comissão Técnica de Automóvel da Associação Portuguesa de Seguradores, decidiu alterar o Protocolo IDS.

Regularização de Sinistros Automóvel

Tal como o Automoveis-Online acabou de referir nos parágrafos anteriores, num processo de regularização de sinistro automóvel, a simples existência de feridos, impossibilitava a regularização dos Danos Materiais ao abrigo do Protocolo IDS.

Quais foram as Alterações ao Protocolo IDS?

A Comissão Técnica de Automóvel da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), decidiu alterar este protocolo. Agora, sempre que um acidente de viação reúna condições para ser regularizado ao abrigo do IDS a existência de feridos, assinalada no ponto 3 da frente de uma Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA), deixa de ser considerada uma exclusão para regularização do sinistro.

Esta alteração já se encontra em vigor e aplica-se a todos os acidentes, independentemente da data de ocorrência, desde que, à data da participação, ainda não tenha decorrido 1 (um) ano a contar da data do acidente, novo prazo de prescrição previsto no Protocolo IDS.

Já os Danos Corporais, que resultem do mesmo acidente, serão regularizáveis fora do Protocolo IDS, devendo os lesados, como até aqui, reclamar junto da Seguradora que considerem civilmente responsável pelo acidente. Ou seja, o sinistro é regularizado dentro dos procedimentos do Protocolo IDS e os Danos Corporais serão regularizados por outro procedimento jurídico.

Quais os objectivos do Protocolo IDS?

  • Acelerar a resolução de acidentes automóvel só com danos materiais;
  • Promover o contacto do lesado com a sua seguradora num ambiente de maior proximidade;
  • Simplificar os circuitos de comunicação entre seguradoras, com impacto positivo na resolução do sinistro.
  • Redução do tempo de resolução de sinistro automóvel.

Continua o caminho de alargamento da aplicação dos Protocolos existentes entre Seguradoras, no sentido de simplificar a regularização de sinistros e melhorar a qualidade do serviço prestado ao Cliente.

Gostou deste artigo? Deixamos-lhe aqui outros que possa ter interesse.

Toda a verdade! As seguradoras não querem que você saiba, mas nós queremos. Acidente de Viação? Sabe o que fazer para não ser culpado?Acidente de Viação, Companhias de Seguros e Tribunais. Saiba tudo a que tem direito!Acidentes de viação! Sabe como proceder com oficinas e companhias de seguros?Tive um acidente com um ciclista! E agora? . Encontre muitos outros artigos importantes na nossa categoria Jurídica.

Siga-nos no Facebook e fique a par de todas as novidades. Faça gosto e partilhe os nossos artigos. Obrigado ツ

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 × one =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Acidente de Viação, Companhias de Seguros e Tribunais. Saiba tudo a que tem direito!

Carta de Condução. Cidadãos estrangeiros já não precisam de a trocar