in

Aparelhos para evitar acidentes Contra-Mão

Aparelhos para evitar acidentes Contra-Mão

São muitos dois acidentes de viação que acontecem em sentido contrário ao da marcha. Para tentar resolver este problema a Brisa prevê colocar mais 40 aparelhos que permitem detectar casos de anomalias na sua rede de auto-estradas, como é o caso de carros em contra mão, carros parados ou ainda carros que se deslocam em marcha lenta.

Actualmente existem apenas 10 dispositivos instalados em sete auto-estradas, devidamente seleccionadas por serem consideradas, locais de incidência de casos de contra-mão. O objectivo principal de Brisa é que o sistema denominado por “AVISAR”, seja instalado na totalidade das 520 câmaras de vigilância facilitando assim a cobertura de 78,5% da rede.

Para quem não sabe e segundo o site da Brisa, o sistema “Avisar” é um exemplo da inovação ao serviço dos automobilistas é o projecto Avisar. Inovador na Europa, este projecto tem como finalidade a detecção e alerta automáticos de incidências na rede Brisa, a partir das imagens captadas pelo sistema de vigilância electrónica instalado ao longo da mesma rede.

Desenvolvido em parceria com o Laboratório de Robótica da Universidade de Coimbra, este sistema, que está já em fase piloto, permite localizar casos anómalos, como situações de contra-mão, veículos parados na berma ou nas vias e veículos em marcha lenta.

Pode ainda fornecer indicadores sobre o número de veículos, velocidade média e taxa de ocupação das vias. Na presença de uma situação anómala, o operador do Centro de Coordenação Operacional da Brisa dá seguimento aos procedimentos necessários para a minimização dos seus efeitos.

Por exemplo, poderá dar conta da ocorrência à Brigada de Trânsito da GNR ou avisar os condutores através dos painéis de mensagens variáveis.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

11 − six =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Serão os portais de automóveis ferramentas seguras

Serão os portais de automóveis ferramentas seguras?

Carros Voadores, mais cedo do que se pensa

Carros Voadores, mais cedo do que se pensa