in

Retirou o Filtro de Partículas? Inspeção automóvel pode reprovar o carro

Sabia que o seu automóvel por reprovar na inspeção automóvel por remoção do filtro de partículas?

Retirou o Filtro de Partículas? Inspeção automóvel pode reprovar o carro

Retirou o Filtro de Partículas? Inspeção automóvel pode reprovar o carro. Sabia que o seu automóvel por reprovar na inspeção automóvel por remoção do filtro de partículas?

A Deliberação n.º 723/2020, publicado no Diário da República e que entra em vigor no dia 1 de novembro de 2020, vai, para além de registar a adulteração de quilómetros do veículo nessa mesma ficha de inspeção e de aumentar o rigor na inspeção para com a sujidade dos veículos, poder reprovar a inspeção a um automóvel que tenha sido removido o filtro de partículas.

A questão é, retirou o filtro de partículas do seu automóvel?

Tal como temos vindo a referir, a Deliberação n.º 723/2020, que vai entrar em vigor no dia 1 de Novembro, vai apertar, e muito as regras nas de avaliação na inspeção automóvel.

Se o seu automóvel teve problemas neste filtro e optou por o remover, este artigo é para si. Pois ao retirar o filtro corre o risco de ver a inspeção automóvel do seu automóvel reprovada.

Segundo a leitura dessa Deliberação, podemos afirmar que os centros de inspeção vão passar a avaliar se os veículos possuem ou não o respetivo filtro.

O que é o filtro de partículas?

O filtro de partículas encontra-se na linha de escape e é um filtro composto por componente cerâmica porosa de cordierite ou carboneto de silício com uma estrutura parecida à de um favo de mel.

O filtro de partículas encontra-se instalado na linha de escape dos motores diesel e recentemente nos motores gasolina. Este filtro tem como principal função a redução de emissão de gases NOx e partículas pesadas para a atmosfera.

Foto galeria

 

Declaração de Paulo Areal, presidente da Ancia

Ao Jornal Observador, Paulo Areal, presidente da Associação Nacional dos Centros de Inspeção Automóvel – Ancia, revelou, “Todo o investimento necessário em equipamento para fiscalizar as emissões de partículas foi realizado em 2014, quando saiu a diretiva europeia e nós fomos informados que iria ser implementada em Portugal. Nessa altura, investimos mais de 30 milhões de euros, para ter tudo pronto, mas como só agora o IMT definiu o quadro legal, só a partir de novembro vamos poder começar a impor os limites que já são aplicados há muito pelos restantes países europeus”.

Porque é que os consumidores optam pela remoção do filtro de partículas?

Uma das principais razões é o custo que esta peça tem. Na maioria dos casos, o filtro de partículas custa mais de mil euros, faltando acrescentar o custo da mão-de-obra para a sua substituição.

Depois, o próprio filtro gera na mecânica dos automóveis muitos problemas e que em casos extremos, resulta no incendiamento das viaturas. Aumenta o consumo de combustível e o desempenho vs performance é inferior.

No entanto, a opção de remoção do filtro e partículas é ilegal. Este é o motivo pelo qual os centros de inspeção automóvel podem chumbar a viatura em que for detetada essa remoção.

Siga-nos no Facebook e fique a par de todas as novidades. Faça gosto e partilhe os nossos artigos. Obrigado. ツ

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

eighteen + 4 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Custo por quilómetro, como se calcula?

Custo por quilómetro, como se calcula?

Os Todo Terreno 4X4 da SUZUKI fazem 50 anos

Os Todo Terreno 4X4 da SUZUKI fazem 50 anos